Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Bike Azores

A experimentar o verdadeiro sentido da palavra liberdade!

13.06.14

Excesso de ruído!


Rui Pereira

Um dia destes li o editorial “Não falem de bicicletas!” no mais recente número da revista B. Este título tem tanto de peculiar como de assertivo.

De facto, o novo código de estrada e as supostas regalias dadas aos ciclistas tem gerado muita conversa, alguma dela mais acesa, onde se esgrimem argumentos de ambas as posições. Por um lado, os automobilistas que nunca se preocuparam tanto com as bicicletas e respetivos ciclistas, a sentirem-se ameaçados no seu domínio das estradas, e por outro, os ciclistas que por vezes se excedem na forma como marcam a sua posição e como assumem as regras que os “protegem”.

Está-se a endurecer o discurso e a extremar posições, nada abonatórias para uma sã convivência na estrada. Pior, nada abonatórias para as bicicletas e ciclistas. Tem vindo a público muita desinformação. Veiculou-se a ideia que os ciclistas só cumprem as regras de trânsito que os convém. Surgiu a ideia da obrigatoriedade do seguro para bicicletas… Tudo escusadamente!

Como ciclistas devemos continuar serenos (e calados!), independentemente das novas regras, tal como devemos assumir uma posição calma, consciente, cordial e defensiva. Até porque os elos mais fracos e os principais interessados somos nós!