Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Bike Azores

A experimentar o verdadeiro sentido da palavra liberdade!

11.06.19

SKIDS!


Rui Pereira

«… doíam-me músculos que nem sabia que existiam!»
É uma expressão muito dita, mas que pessoalmente não utilizo, embora saiba perfeitamente o que são dores musculares incapacitantes advindas de exercícios a que o corpo não está rotinado.
Domingo acordei determinado. Omelete para o pequeno-almoço e direito à garagem para trocar os pneus à fixie. Objetivo: SKIDS!
Um skid é uma manobra que consiste em bloquear a roda traseira de uma bicicleta de carreto fixo sem recurso a travões auxiliares. Basicamente é parar os pedais e respetiva roda com a força das pernas. A técnica inicial é teoricamente simples (velocidade adequada, pedais paralelos, perna dominante empurra o pedal para baixo, a outra puxa o outro pedal para cima e alivia-se a roda traseira do peso do corpo), mas exige treino e alguma destreza. É preciso alguma força e sobretudo jeito, que se adquire com a prática.
Já tinha tentado e feito tímidos skids, essencialmente em superfícies com pouco atrito que me facilitavam o bloqueio da roda traseira. E também já me tinha capacitado que não era manobra para mim. Mas mudei de ideias.
Uma bicicleta de carreto fixo pode ser muita coisa, menos permissiva. Hesitas? Falhas? Atrapalhas-te? Ou tens sorte ou pagas por isso. Algumas tentativas foram mais ou menos falhadas, mas estava tão determinado a conseguir fazer skids que o resultado acabou por ser muito positivo. Não posso dizer que domino a técnica e acho que nunca o vou poder dizer, mas já tenho uma noção geral de como fazê-lo, seja por vontade, seja por necessidade.
Resultado: Sorriso (apreensivo) no rosto da satisfação de atingir (minimamente) o objetivo… e umas dores nas pernas, algumas, em músculos que nunca tinha sentido!

4 comentários

Comentar post